É obrigatório ter um advogado para fazer um inventário extrajudicial (no cartório)?
É obrigatório sim ter um advogado no inventário em cartório. Segundo a lei é necessário que um advogado assine o processo de inventário extrajudicial realizado em cartório de notas, justamente para que os órgãos competentes (Tabeliães de Notas e Registro de Imóveis) possam dar andamento e concluir o inventário.
Tanto no inventário judicial, aquele realizado na justiça por meio de ação judicial, quanto no inventário extrajudicial, aquele realizado no cartório, não pode ser concluído sem o participação de um advogado, mesmo que seja amigável estando todos os herdeiros em comum acordo.
Além disso, caso haja acordo e consenso entre os herdeiros o mesmo advogado pode assessorar e representar no inventário toda a família. Mas também é possível que cada herdeiro contrate seu próprio advogado.
Por que a lei obriga a presença de um advogado?
Os legisladores entenderam que o inventário é um procedimento complexo de modo que apenas um advogado especialista em inventários pode garantir que todos os herdeiros recebam sua herança de acordo com que a lei lhes oferece, sem privilegiar um herdeiro em detrimento de outro.
Além disso, um inventário pode gerar repercussões fiscais, legais e tributárias que podem ser minimizadas ou até mesmo eliminadas pelo profissional especializado e experiente. O advogado especialista em inventários sabe como agilizar o inventário no cartório.
Contrate um advogado especialista em Inventários
Um advogado especialista em inventários consegue, com o seu atuar, acelerar o processo de inventário, seja no cartório ou na justiça. Isto porque o advogado é especialista nesse tipo de processo e trabalhar nesses casos em seu dia a dia, possuindo experiência nesses casos.
Por ser um especialista no assunto ele conhece a técnica correta e eficaz para dar andamento de forma certa e rápida nas determinações do juiz. Emitir certidões com agilidade, pagar o imposto sobre herança correto e elaborar as minutas da escritura pública de inventário.
Esse profissional é capaz de intervir quando há um erro no procedimento que prejudique o direito de seu cliente.
Ser especialista em inventários evita pedidos que não são cabíveis no inventário e que atrasam o processo. O especialista sabe emitir certidões corretas de forma rápida, providencia documentos para provas os direitos dos herdeiros de forma célere.
O advogado normalmente conhece os juízes e procuradores que atuam nas varas especializadas de órfãos e sucessões ou varas de famílias com atribuição de inventários, o que facilita na hora de despachar um pedido urgente com o juiz.